10 dicas para candidatos inexperientes e nervosos
De acordo com a professora e autora de diversos livros de psicologia,
Gina Barreca, os candidatos inexperientes nem sempre são jovens. Eles
podem ser
profissionais com mais idade que tentam mudar de área ou donas de casa
que procuram
independência financeira. Todos eles têm algo em comum na hora da
entrevista de
emprego: o nervosismo. Não é que os experientes não tenham, mas de uma
maneira
diferente. Pelo menos eles já conhecem a área para a qual vão trabalhar e
têm
uma certa noção do que será exigido nas avaliações.
Confira as 10 dicas para candidatos inexperientes e nervosos:
1. Impressão inicial
A primeira impressão é crucial. Portanto, você precisa pensar com calma como passar o melhor de você no primeiro momento, que é essencial. Isso, porém, não significa criar uma pessoa falsa e exagerada, mas mostrar o seu lado bom com precisão.
A primeira impressão é crucial. Portanto, você precisa pensar com calma como passar o melhor de você no primeiro momento, que é essencial. Isso, porém, não significa criar uma pessoa falsa e exagerada, mas mostrar o seu lado bom com precisão.
2. Roupas
Não use roupas muito chiques e não chame atenção com o seu vestuário.
Lembre-se de que os recrutadores têm que reparar em si e não no que está
a vestir.Seja clássico.
3. Atenção
Preste muita atenção a tudo à sua volta. Não "viaje" enquanto os outros
estiverem a falar e não gaste muito tempo a pensar no que vai falar na
próxima oportunidade porque assim pode perder alguma informação ou
pergunta durante a entrevista. Mantenha o contacto visual, sorria - sem
exagerar, para que as pessoas na sala vejam que está a aproveitar o
momento. É importante colocálos à vontade quando estão perto de si.
4. Responsabilidades
Garanta que os entrevistadores possam contar consigo. Eles querem
assegurar que trabalhará sem medo de pedir permissão para fazer qualquer
coisa, eles querem poder confiar em si. Portanto, pareça seguro. Se não
estiver, finja.
5. Sinais corporais
Pareça à vontade, confiante e tranquilo, ainda que esteja nervoso. Não
chore, controle os seus tiques (ex: mexer no cabelo, lábios, língua,
dedos, unhas).
6. Não passe nervosismo
Mantenha as suas mãos por ex. numa pasta/caderno ou nos braços da
cadeira, não mostre nervosismo de maneira alguma. As distrações são
memoráveis. O entrevistador não pode lembrar-se de si como aquele que
não parava quieto ou que estava a roer as unhas.
7. Não sei, mas quero aprender
Se não sabe algo, diga ao entrevistador, mas informe também que está
disposto a aprender. Dizer "não, nunca trabalhei com isso" não vai
ajudar em nada. Portanto, mostre que tem vontade para fazer com que tudo
dê certo caso seja contratado.
8. Consolo
Lembre-se de que existem outros empregos.
9. Detalhes finais
Não se atrase, traga um jornal para ler enquanto espera (por ex.),
aperte as mãos com confiança, ria quando algo for engraçado ou quando
tiver feito algo de errado, mande um e-mail a agradecer os recrutadores,
mostre-se entusiasmado e não ligue para a empresa para saber como é que
correu.
10. Bom-senso
Siga o que achar apropriado desta lista e incorpore às suas entrevistas.
Elas nem sempre são iguais. Escreva o que é mais importnate para si
numa lista de prioridades e garanta o seu emprego de sonho!
10 Dicas para aumentar o seu QI nas entrevistas
De acordo com Carole Martin, colaboradora do Monster, mesmo os candidatos mais inteligentes e qualificados precisam de preparar-se para as entrevistas de emprego. Mas porquê? Entrevistar é uma habilidade adquirida, e não há uma segunda oportunidade para causar uma boa impressão. Então, leia as 10 estratégias abaixo para aumentar o seu QI nas entrevistas.
1. Utilize uma Excelente Comunicação Não-Verbal
Trata-se de mostrar a sua confiança: manter uma postura ereta, olhar nos olhos e de apresentar-se com um bom aperto de mão. A primeira impressão pode ser um ótimo começo ou um final instantâneo para a sua entrevista.
Encontrei na rubrica "Dear Job" do programa "Mais Mulher" da Sic Mulher dicas que, na minha perspectiva, são muito úteis e fazem olhar para o mercado de trabalho de uma forma diferente.
ver histórico: http://maismulher.sic.sapo.pt/user/dearjob
Sem comentários:
Enviar um comentário